Elementos Fundamentais para a Construção do Contexto Histórico

Por Roger Mattos

O contexto histórico-cultural possui relevância fundamental para a interpretação correta de uma determinada mensagem. Os elementos que se entrelaçam formam a identidade de um povo, sendo estes aspectos geográficos, sociais, políticos, religiosos, econômicos, etc.

Neste texto, será utilizado como referência o contexto histórico-cultural da carta de Paulo aos Efésios. Sabe-se que Éfeso, da época do apóstolo, era uma importante metrópole do Império Romano. Sendo uma cidade portuária, caracterizava-se por ser um centro comercial e turístico, desempenhando um papel crucial na economia dos países envolvidos.

Além disso, tinha como fonte de renda o templo da deusa Diana (Ártemis), que era considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. A religião era mais do que um mero ritual, pois impulsionava o turismo, gerando assim lucro para o país. O culto à deusa Ártemis era amplamente praticado devido à crença de que ela era a deusa da fertilidade e da caça. Sendo assim, movimentava a cidade, que era marcada pelo paganismo e ocultismo.

A população era formada por gentios de cultura fortemente helenizada, em sua maioria gregos e romanos, mas também por judeus. Com isso em mente, é possível entender melhor a mensagem que o apóstolo Paulo queria transmitir em sua carta. Tendo em vista que a prática da imoralidade era comum em cultos pagãos, como o da deusa Ártemis, entendem-se melhor algumas passagens à luz do contexto da época.

Paulo afirma:

E não se embriaguem com vinho, pois isso leva à devassidão, mas deixem-se encher do Espírito, falando entre vocês com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando com o coração ao Senhor, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo (Ef 5.18–20 — NAA).

Uma prática muito comum na época era reunir-se para prestar culto ao deus Baco, considerado o deus do vinho. Nesse culto, os participantes se embriagavam e praticavam orgias com as sacerdotisas — que eram prostitutas —, como parte de um ritual de adoração. Paulo utiliza um elemento do contexto cultural da época para aplicar sua doutrina, enfatizando que os cristãos devem ser cheios do Espírito Santo e não se entregarem à embriaguez.

Desses rituais, as mulheres engravidavam e não tinham condições de criar seus filhos dentro do templo e, assim, eles eram abandonados nas ruas. Por isso, a questão da paternidade de Deus é um tema muito enfatizado na carta de Paulo aos crentes de Éfeso. A sociedade era matriarcal, na qual a deusa Diana era o centro de tudo, e havia muitos órfãos resultantes da adoração a ela.

Em suma, é primordial o conhecimento dos elementos envolvidos na cultura e na história de um determinado lugar para uma melhor compreensão da mensagem em seu sentido original. Quando se têm em mente os aspectos histórico-culturais de um local e época, torna-se mais acessível alcançar o pensamento proposto pelo autor em suas cartas ou em qualquer outra literatura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *