A Importância ou Não da Interdisciplinaridade no Fazer Teológico

Por Roger Mattos

A Teologia é uma ciência humana que busca, por meio da iluminação do Espírito Santo, uma maior compreensão de Deus, do sobrenatural, do divino. Tem sua própria metodologia, sendo um saber diferenciado e até mesmo desconsiderado como tal com o advento do Renascimento, principalmente com o \”positivismo\” de Augusto Comte.

No entanto, sua importância não pode ser reduzida em relação às demais ciências, pelo contrário. O papel que ela exerce é ativo, tanto na sociedade quanto no ambiente eclesial, visando trazer soluções e melhorias a todos os que estão inseridos nela.

Além disso, com a abertura do diálogo com os diversos saberes, a Teologia potencializa sua função abrangente de práxis nos setores do contexto social, tais como a política, economia etc.

Por mais que ela seja ridicularizada na era pós-moderna, sempre terá o título de rainha das ciências, sendo que esta estuda, mesmo que de forma limitada, o conhecimento do infinito, que é o Deus soberano e insondável, enquanto as demais se apoiam, em sua totalidade, na experiência exclusivamente do homem natural, que é finito, por sua vez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *