A Compreensão da Doutrina do Espírito Santo no Pentecostalismo Brasileiro

Por Roger Mattos

O Espírito Santo é a terceira pessoa da Trindade. Isso não indica uma posição hierárquica, tendo em vista que Deus é um ser trino — Pai, Filho e Espírito Santo —, pessoas distintas, mas com a mesma natureza divina. Ele é o Consolador, enviado por Jesus para habitar em todos os que creem e para instruí-los em toda a verdade.

A partir do momento em que o indivíduo aceita Jesus como seu Salvador, é selado pelo Espírito Santo, que regenera, santifica e continua atuando no processo de salvação até a sua consumação na glorificação. Contudo, a pneumatologia pentecostal enfatiza o batismo com — ou no — Espírito Santo. Este, por sua vez, é de cunho carismático, ou seja, tem ênfase no sobrenatural, resgatando a manifestação dos dons espirituais.

O batismo no Espírito Santo é uma tônica no pentecostalismo brasileiro. Por meio dessa experiência, o crente recebe um revestimento espiritual que o capacita a exercer o serviço missional de forma mais ousada e a proclamar o Evangelho de modo mais eficaz. Entretanto, é necessário buscá-lo com fé e perseverança

Dessa forma, é notório o vasto crescimento do movimento pentecostal em solo brasileiro, graças ao mover do Espírito. Esse mover é a força motriz que impulsiona a expansão do Reino de Deus. Além disso, experimenta-se uma fé vivaz à luz das Escrituras Sagradas, sobretudo nos livros de Lucas-Atos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *