A Salvação e o Propósito da Igreja em Efésios

Por Roger Mattos

A carta aos Efésios é um dos tratados de maior importância da literatura cristã. Devido à sua riqueza teológica, ela se destaca ao lado de cartas importantes, como a escrita aos Romanos, por apresentar ensinamentos perenes para toda a comunidade que está em Cristo, servindo como fundamentos sólidos para a vida da igreja.

Dois grandes temas essenciais ganham destaque na carta aos crentes de Éfeso: a soteriologia e, sobretudo, a eclesiologia. Paulo aborda a questão da salvação somente pela graça, mediante a fé, e como esse ato os colocou em condição de igualdade com os cristãos judeus. Esse ato de graça, porém, tem um propósito maior do que apenas agregá-los como filhos de Deus; ele os impulsiona a uma missão: ser um povo que faz a diferença no meio daqueles de onde foram tirados.

Além disso, a carta apresenta uma estrutura doutrinária abrangente a respeito da igreja (ekklesiologia). Afinal, foram salvos para viver em novidade de vida, em um padrão muito mais elevado do que aquele que outrora seguiam. O apóstolo dos gentios trata de como deveriam moldar seu estilo de vida dentro da igreja, em suas vidas individuais, nos relacionamentos interpessoais e, por fim, na sociedade.

É importante salientar que uma parte da carta apresenta notável semelhança com a carta aos Colossenses, especialmente no tocante às instruções sobre relacionamentos — em particular à vida familiar: como os maridos devem tratar suas esposas; qual é a missão da esposa na vida do marido; como os filhos devem se portar diante dos pais e como os pais devem tratar os filhos; como os servos devem agir no trabalho para os seus senhores e como os senhores devem tratá-los com justiça.

Os vastos ensinamentos contidos na carta aos Efésios são de extrema relevância para a igreja contemporânea, pois refletem como Cristo, que é a cabeça, se relaciona com o corpo, que é a igreja — tudo depende d\’Ele. Para viver uma espiritualidade profícua e salutar, o crente em Jesus deve se revestir de toda a armadura de Deus e, principalmente, da oração. Só assim se alcança a vitória contra os principados, as potestades e as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.

Em síntese, aprende-se muito sobre como ser igreja com os magníficos ensinamentos teológicos da carta aos Efésios. Para cumprir seu papel como sal da terra e luz do mundo, o crente deve estar revestido de toda autoridade que vem do alto, do Pai das Luzes. Uma vez que Cristo o libertou do império das trevas e o transportou para o reino do Filho do seu amor — pelo ato da graça, mediante a fé — toda barreira de separação foi quebrada. Unida em um só propósito, a igreja avança, levando as boas-novas da salvação em Cristo Jesus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *